Micarense 2019: Bloco As Frenéticas mais uma vez arrasta multidão

Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Nossa Senhora das Dores o Bloco As Frenéticas é famoso pela irreverência dos homens fantasiados de mulher, há vários anos é sucesso total e incontestável.

(Foto arquivo visitedores.com)

O Bloco As Frenéticas cujo Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Nossa Senhora das Dores (SE), este ano de 2019, completou 15 anos de Micarense. Ao longo de sua existência vem crescendo por sua irreverência e alegria que contagia toda cidade, a priori nos carnavais e a partir de 2004 no domingo da Micarense. “Salientando que Messias Almeida foi um dos precursores no qual teve a feliz idéia em trazer uma brincadeira de carnaval dos anos 70 que no período carnavalesco, homens fantasiados de mulher, saiam pelas ruas da cidade com tambores, musicas e muita alegria de festejar e expor a essência do carnaval”.
A Micarense é uma das festas mais esperadas do ano no município de Nossa Senhora das Dores, uma grande expectativa foi depositada na edição 2019, que reuniu milhares de pessoas de todas as regiões de Sergipe e de outros estados. Como acontece no longo dos anos a agitação começa ao meio dia, na área de concentração da sede do Bloco As Frenéticas com o tradicional esquenta, este ano ao som de Leketchê & Teclados que agitou os foliões com suas fantasias irreverentes. O Bloco da irreverência com sua caracterização individual de cada participante vibraram na Avenida Presidente Médici na tarde do domingo, dia 12/05, ao som do trio elétrico com as atrações de Tony Canabrava e Gilton Souza, além das apresentações dos cantores Silvinho Sales e Adalmir que abrilhantaram com seus repertórios ecléticos sacudindo a galera no largo da Praça Joel Nascimento (antiga Praça do Jacaré).

(Foto arquivo visitedores.com)

Uma das novidades este ano do “Bloco As Frenéticas”, foi o retorno da utilização das cordas, visando manter viva a tradição no uso das fantasias, além de proporcionar aos foliões travestidos maior conforto e segurança, a irreverência contagia o bloco de homens travestidos, porém, as mulheres têm sua importância, ressaltando que elas produzem: irmãos, namorados, maridos, primos, amigos, vizinhos e etc. E na passagem do bloco as mulheradas têm seu lado frenético também, mas na “Pipoca”, portanto, todos acabam abrilhantando esse Patrimônio Cultural Dorense.
A festa foi totalmente gratuita, uma realização com o apoio da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora das Dores.
Adriano de Nita, diretor geral do “Bloco As Frenéticas, pontuou que ao longo dos anos tem comemorado o sucesso incontestável das edições e este ano 2019 não foi diferente, “QUE ENERGIA BOA FOI ESSA DO BLOCO DAS FRENÉTICAS ESSE ANO EM MEU POVO?´”Que começou como uma brincadeira de carnaval dos anos 70 e hoje já temos milhares de participantes, a cada ano, mais pessoas integram ao bloco”. Os foliões continuam desfilando na avenida com o mesmo brilho e alegria dos anos anteriores.

O diretor geral do “Bloco As Frenéticas“Adriano ressaltou a gratidão aos familiares, amigos, ao prefeito Dr. Thiago e a todos os colaboradores diretos ou indiretos que contribuíram para a realização do evento.” Lembrou também que este ano, o “Bloco As Frenéticas completou 15 anos de Micarense, além de ser um Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Nossa Senhora das Dores”.
Não passaram despercebidos pelos olhos dos foliões e do publico em geral, as presenças dos Agentes da GCM E DMTT do Município Dorense, da Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do 10º Batalhão (10ºBPM), da Policia Civil, além dos agentes de segurança particular e do pessoal das cordas, todos atuaram com competência e presteza no apoio necessário, contribuindo de forma positiva na segurança dos foliões e do publico em geral.

Foto arquivo visitedores.com

“E por fim, estava na avenida uma ambulância de pequeno porte da Sec. de Saúde do município de Nossa Senhora das Dores com enfermeiros e técnicos de enfermagem habilitados para a prestação de serviços de urgência e emergência que pudessem ocorrer durante o evento. Ressaltando que a presença de profissionais de enfermagem é fundamental nos eventos desse porte, é uma questão de segurança para os foliões, público em geral e equipes de organizadores envolvidas no evento.

O site visitedores.com esteve fazendo a cobertura da Edição 2019 do desfile do Bloco As Frenéticas.
Confira as imagens nos links abaixo ou na galeria de fotos do visitedores.com:  
http://www.visitedores.com/fotos/282/2019-bloco-as-freneticas—parte-01..html
http://www.visitedores.com/fotos/283/2019-bloco-as-freneticas—parte-02..html
Por, Delmanira Brito – Jornalista e fotógrafa do visitedores.com

(Foto arquivo visitedores.com)

30 Junho 2019,
Postado por admin em Notícias