Aracaju 161 anos: conheça a história da capital

O povoado de Santo Antônio do Aracaju se torna capital em 1855.

A mudança da capital se deu no povoado de Santo Antônio (Fotos: Portal Infonet)

Este 17 de março é o dia que se comemora os 161 anos do aniversário da capital. Uma decisão de Inácio Joaquim Barbosa, então presidente da província de Sergipe, que elevou em março de 1855, o povoado de Santo Antônio como capital da provincia.
Segundo a professora e historiadora Aglaé Fontes, a mudança da capital não foi mera decisão espontânea de Inácio Barbosa, mas também envolveu questões econômicas.
“Essa ideia de mudança já vinha sendo falada há muito tempo, mesmo antes da chegada de Inácio Barbosa. Muito se falou em Laranjeiras como a capital, em Maruim e Estância. Esses foram nomes ventilados pra possível mudança da capital porque já achavam que são Cristóvão era bem longe do mar. Tinha ainda a pressão dos senhores de engenho já que a saída do açúcar era na região da cotinguiba porque era mais perto do mar”, diz.
Devido a brigas políticas entre grupos [conservadores e liberais], Dom Pedro escolheu uma pessoa isenta para decidir a questão. “Na época havia politicamente um clima tenso na província de Sergipe e os partidos se acabando de brigar e Dom Pedro que estava montando um ministério de conciliação tentando pegar pessoas diferentes, escolheu um jovem de 33 anos, advogado que estava como secretário na província do ceará que se chama Inácio Joaquim Barbosa, daí essa razão por trazer uma pessoa de fora, ou seja, porque ainda não estava contaminada com as brigas locais. Inácio veio comprometido com o desenvolvimento da província”, conta.
Dois dos parlamentares da época eram contrários a mudança da capital de São Cristóvão  à Santo Antônio do Aracaju. “Pensou-se em vários lugares, mas o escolhido foi o povoado do Santo Antônio do Aracaju por sua proximidade com o mar. Inácio Barbosa fez reuniões fora da cidade de São Cristóvão. Houve revoltas para alguns deputados como o padre Barroso e Martinho Garcez que enviaram ofício para o imperador condenando a ideia da mudança, mas Inácio insistiu e começou tirando coisas importantes em São Cristóvão como a mesa de renda, alfândega, o Correio”, relata.
A decisão da mudança foi sancionada com apenas dois votos contrário. “Fez a reunião, eram 20 deputados provinciais e dois foram contra e o restante a favor e ele sancionou em 17 de março. Por isso que a gente comemora a mudança da cidade nesta data”.
Ainda como acrescenta Aglaé Fontes, Inácio Barbosa viu o seu desejo se realizar apenas por alguns meses. “O próprio Inácio mudou a capital em março e morreu em outubro. Nesse período tivemos uma epidemia muito grande das ditas febres de Aracaju. Ele não conseguiu melhorar aqui, foi pra Estância aonde veio a falecer em outubro. Ele chegou aqui em 1853 e governou até outubro”, afirma.
Por Aisla Vasconcelos
Fotos e Matéria: Portal Infonet

11 Abril 2016,
Postado por admin em Notícias