ARTIGO: “TORCIDAS ORGANIZADAS “

“AGUARDO O FIM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS”, DIZ EDGAR MENEZES.

Edgard Menezes (Foto enviada pelo aplicativo whatsapp)

  Comecei a freqüentar Estádios de futebol em 1977, naquela época a nossa organização era jogar papel picado e soltar fogos quando o time entrava em campo.
Passávamos a semana picotando papel, e o nosso cantor Pavio do forró, compondo músicas decentes para que nós cantássemos durante a partida. Eu disse música decente, não esses palavrões que são cantados aos berros hoje em dia por essas torcidas DESORGANIZADAS.
Eu ficava aguardando o domingo chegar para meu tio Beto me levar ao futebol, chupava laranja, picolé, comia o rosário de ouricuri (adicuri), etc…
Naquela época as famílias freqüentavam os Estádios de futebol, não se ouvia palavrões, não se via adolescentes homens e mulheres fumando maconha nas arquibancadas, como acontece hoje.
Na saída do Estádio havia debates educados e de gozação entre torcedores dos dois times, que iam aos bares para conversar sobre o jogo.
O que vemos hoje através das redes sociais, são mensagens marcando o local de brigas entre torcedores, chegou-se ao cúmulo das pessoas temerem vestir a camisa dos seus respectivos clubes. Como se não bastasse, cometem homicídios e destruição.
Aguardo com ansiedade o fim dessas torcidas organizadas, que de organizadas não tem nada, só se for organização para fazer o mau.
Sei que pessoas do bem também participam dessas torcidas, mas as pessoas do bem vão entender o que estou falando, e os maus, pouco me importa a opinião, eu combato o crime a vinte e cinco anos.
Por,  Edgard Menezes ( cidadão brasileiro )

09 Abril 2016,
Postado por admin em Delmanira no Cotidiano