As hepatites B e C nem sempre apresentam sintomas.
Foto: Blog Almir Santana portal infonet.com.br
O dia 28 de julho é marcado todos os anos como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais no país. Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado.
FAÇA O TESTE DAS HEPATITES B e C.
As hepatites nem sempre apresentam sintomas. Você pode ter os vírus B e C e não saber. Só com exames de sangue é possível saber se você tem hepatites. Hepatite é coisa séria. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer o exame. Procure uma unidade de saúde. O teste é um direito seu assegurado pelo SUS.
UMA DOENÇA SILENCIOSA
As hepatites virais são doenças que provocam in?amação do fígado. Na maioria das vezes, não e x i s t e m s i n t o m a s e a s h e p a t i t e s passam despercebidas. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas. Somente com exames de sangue especí?cos é possível saber se você está ou não com hepatite.
ATENÇÃO !
Para todas as hepatites há tratamento, conforme indicação médica, em serviço gratuito do SUS. Para mais informações sobre o exame de detecção, tratamento, prevenção e vacinação, procure a unidade de saúde mais próxima.
HEPATITE B
Transmissão
Compartilhamento de materiais no uso de drogas inaladas, pipadas e injetáveis. Relação sexual sem o preservativo masculino ou feminino. U s o d e m a t e r i a i s c o n t a m i n a d os q u e p r o v o c a m cortes/lesões como alicate de unha, palito de unha, aparelho de barbear e depilar e escova de dentes. Instrumentos não esterilizados e/ou reaproveitados na aplicação de piercings e realização de tatuagens. No parto, caso a mãe esteja infectada (transmissão vertical). Material cirúrgico ou odontológico infectado.
Prevenção:
Uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais. Esterilização adequada e não compartilhamento de materiais perfurocortantes.
Vacinação: A vacina contra hepatite B está disponível no SUS para todas as idades. O esquema vacinal é o seguinte: 1ª
Dose; 2ª Dose – 30 dias após a 1ª dose;3ª Dose – 6 meses após a 1ª dose.
Atenção: a vacina só é e?caz com a aplicação das 3 doses. Caso tenha esquecido de tomar a 3ª dose, retorne a uma Unidade Básica de Saúde.
HEPATITE C
Transmissão: Compartilhamento de materiais no uso de drogas inaladas, pipadas e injetáveis; U s o d e m a t e r i a i s i n f e c t a d o s q u e p r o v o c a m cortes/lesões como alicate de unha, palito de unha, aparelho de barbear e depilar e escova de dentes; Instrumentos não esterilizados e/ou reaproveitados na aplicação de piercings e realização de tatuagens. Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 corre o risco de ter sido contaminado. Também quem tomou injeções utilizando seringas de vidro “fervidas” em casa pode ter sido infecado.
Material cirúrgico ou odontológico contaminados. Relação sexual sem o preservativo masculino ou feminino.
Prevenção:
Uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais; Esterilização adequada e não compartilhamento de materiais perfurocortantes. Não existe vacina para hepatite C.
ONDE FAZER OS TESTES DE HEPATITES
1. CTA – ARACAJU CEMAR – R. Bahia, s/n – Bairro
Siqueira Campos – Fone: (079) 3234-0928
2. CTA – NOSSA SENHORA DO SOCORRO – Centro de Especialidades José do Prado Franco Sobrinho, Avenida Principal / Conj. João Alves – Fone: (079) 9 9946-0895
3. CTA – ITABAIANA – Rua Pedro Diniz Gonçalves, s/nº Fone: (079) 9 9974-0064
4. CTA – LAGARTO – Av Francisco Garcês, nº 77 (antiga Maternidade de Valmir)
Fone: (079) 9 9966-2908
5. CTA – ESTÂNCIA – Centro de Saúde Clóvis Franco, Avenida Gumercindo Bessa, 274 Fones: (79) 3522-6978/3522/1416
6. CTA – PROPRIÁ – Praça Rodrigues Dórea,69 – Posto de Saúde Sílvio Tavares
Fone: (079) 3322 -3646 / 9 8835-3536 / 9 9947-8137
7. CTA – NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – Unidade Básica de Saúde Sebastião Monteiro dos Santos, Rua V nº 506 / Bairro Cohab – Fone: (079) 9 9967-8321
ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM HEPATITES
Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário (HU)
Fone: 2105-1712 e-mail: hapatoufs@gmail.com
Por José Almir Santana, natural de Aracaju/SE é médico formado pela Universidade Federal de Sergipe em 1981, com especialização em Saúde Pública, Coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e leciona Biologia desde 1.982. Foi o primeiro médico a aceitar atender pacientes com Hiv/Aids há 24 anos atrás, em Sergipe, já que o preconceito era muito forte.
Fonte: Blog Almir Santana – portal infonet.com.br