Prazo para regularizar o Título de Eleitor termina nesta quarta-feira (9)

O Cartório da 16ª Zona Eleitoral atende a três municípios, Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Feira Nova, no horário das 8 às 13h.As pessoas que chegarem após o final das senhas não serão atendidas.


(Foto arquivo visitedores.com)

No dia  9 de maio de 2018, encerra-se o prazo para realizar a transferência de domicílio eleitoral, alistamento eleitoral (fazer primeiro título), bem como para efetuar a revisão dos dados constantes no cadastro da Justiça Eleitoral.


O Cartório da 16ª Zona Eleitoral do município de Nossa Senhora das Dores têm recebido, diariamente, centenas de eleitores em busca de sanar suas pendências perante a Justiça Eleitoral.


Desde a sua inauguração no mês de setembro de 2015, o Cartório Eleitoral da 16ª Zona tem sede própria no “Fórum Eleitoral Des. Joel Macieira Aguiar”, que está localizado ao lado do Fórum Desembargador Humberto Diniz Sobral, na Praça Aloísio de Abreu Lima no centro da cidade.


Em virtude do rezoneamento aprovado pela Res. Nº 130/2017 do TRE/SE, a 16ª Zona Eleitoral atende a três municípios, Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Feira Nova. O Cartório da 16ª Zona Eleitoral conta com modernas instalações, objetivando proporcionar melhores condições de atendimento ao público e de trabalho aos magistrados e servidores.


O horário de atendimento ao público é das 8 às 13h, de segunda-feira a sexta-feira.


Como se sabe, muitos eleitores costumam deixar para comparecer ao Cartório Eleitoral nos últimos dias do prazo, o que acarreta sobrecarga no atendimento, gerando lentidão e muitas vezes não sendo possível atender a todos.


Conforme Ofício enviado para a redação do site visitedores.com, o nobre Magistrado Dr. Henrique Gaspar Mello de Mendonça, Juiz Eleitoral Substituto da 16ª Zona Eleitoral do Município de Nossa Senhora das Dores solicitou que seja dada a publicidade necessária aos eleitores dos municípios de Nossa Senhora das Dores,Cumbe e Feira Nova:


1- O atendimento diário será limitado à quantidade de senhas calculadas com base na capacidade de atendimento local.


2- As pessoas que chegarem após o final das senhas não serão atendidas.


3- Após o dia 9 de maio de 2018, não será possível fazer Título, regularizar a situação dos cancelados, fazer transferência ou atualizar dados cadastrais. Esses serviços, só serão disponibilizados ao eleitor depois do segundo turno das eleições 2018.

 Tudo o que você precisa saber para Regularizar o Título de Eleitor: (Fonte: tre-se.jus.br).


1 – Eleitores que deixaram de votar ou justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos: o eleitor está em situação irregular e precisa regularizar sua situação porque seu título está cancelado. Não pode votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos. Para consultar sua situação.


2 – Pessoas que precisam ou querem realizar o alistamento eleitoral para votar nas eleições de outubro deste ano: quem completa 18 anos em 2018 precisa realizar o alistamento eleitoral; para quem completa 16 anos até 7 de outubro, data do 1º turno, é facultado solicitar o título.


3 – Transferência de local de votação: os eleitores que desejam transferir seu título de eleitor para outra cidade, ou para outro local na mesma cidade, devem procurar o cartório.


4 – Eleitor com mobilidade reduzida: aqueles que desejam comunicar à Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade precisam comparecer ao cartório.


5 – Nome social: os eleitores que desejam registrar no título de eleitor o nome social, o nome com o qual se identificam, podem fazer a solicitação no cartório eleitoral até o dia 9 de maio.


É importante lembrar, que após o dia 9 de maio de 2018, esses serviços, só serão disponibilizados ao eleitor depois do segundo turno das eleições 2018. (Informação: tre-se.jus.br).
 


Por, Delmanira Brito – Jornalista e fotografa do www.visitedores.com

25 de Maio de 2018,
Postado por Visite Dores em Notícias