Samu alerta para a importância do desfibrilador em locais com grande fluxo de pessoas

A cada minuto em que a vítima deixa de receber a ressuscitação cardiopulmonar(RCP),ela perde 10% de chance de sobrevida. O socorro deve ser prestado com orientação especializada.

O socorro deve ser prestado com orientação especializada – Foto: saude.se.gov.br

  Em função da necessidade de atendimento imediato ao cidadão que desmaia subitamente, caso esteja sendo vítima de uma parada cardiorrespiratória (PCR), profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) alertam para a necessidade de um desfibrilador externo automático (DEA) em locais onde há grande fluxo de pessoas. Esse tipo de ocorrência se dá no momento em que o coração deixa de funcionar e o indivíduo deixa de respirar, sendo uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Nesses casos, para cada minuto em que a vítima deixa de receber a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), ela perde 10% de chance de sobrevida.
De acordo com o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, em Sergipe, Ronei Barbosa, ao identificar uma parada cardiorrespiratória é preciso acionar o socorro especializado do Samu e do Corpo de Bombeiros (CBM), que deve perguntar se no local há um desfibrilador externo automático disponível. “Se houver o aparelho, deve ser instalado imediatamente na vítima conforme as instruções que o próprio DEA determina. O equipamento vai orientar esse cidadão sobre como deve proceder com a vítima de PCR. Enquanto o DEA não estiver disponível é preciso manter as compressões torácicas efetivas, sem interrupções. Essas compressões devem ser realizadas a uma freqüência de 100 ou 120 por minuto, sendo de suma importância a manutenção deste ritmo, por isso é fundamental alternar o procedimento, a cada dois minutos, com outras pessoas disponíveis”, orientou o gerente.
A existência do DEA em ambientes públicos, segundo Ronei, é de extrema importância para melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem PCR. Porém, o uso do aparelho não anula a ação do socorro especializado.  “Ao chegar no local da ocorrência, os socorristas darão continuidade ao atendimento. O cidadão que realizou os procedimentos iniciais, inclusive, deverá repassar todas as informações possíveis em relação ao atendimento que foi realizado até o momento. Um dado importante é que a chegada da vítima até o hospital, com chances reais de sobrevivência, dependerá muito das ações de quem identificou a parada”, acrescentou.

Gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu – Foto: saude.se.gov.br

Compressões torácicas: Para que as compressões torácicas sejam realizadas da forma corretas a vítima precisa estar deitada de barriga para cima sobre uma superfície rígida, com o tórax exposto. As compressões devem ser realizadas no meio do peito da vítima e apenas o “calcanhar” de uma das mãos do socorrista, com outra posicionada sobre a primeira e os dedos entrelaçados, deverá tocar o tórax. O cidadão que auxilia no socorro à vítima deve se posicionar de joelhos, ao lado dela, com os braços totalmente retos. O movimento é realizado pela força dos ombros sobre os braços, mantendo os mesmos esticados. A compressão deverá empurrar o tórax para baixo (5 a 6cm) e em seguida deverá retornar totalmente à posição inicial.
As causas mais comuns de parada cardiorrespiratória ocorrem em função de doenças cardiovasculares, a exemplo de infarto agudo do miocárdio, arritmias e derrame cerebral. Em outros casos, por meio de engasgo, afogamento, uso de drogas, intoxicações e traumas provocados por acidentes. A fim de ensinar a população a identificar precocemente uma PCR e utilizar adequadamente o DEA, o Samu, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest) e o CBM idealizaram o projeto ‘SALVE – Corrente de Assistência à Vida’.
SALVE
O projeto tem como objetivo ensinar a população a reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. Qualquer pessoa poderá aprender a salvar vidas e ter acesso às capacitações oferecidas pelos voluntários do SALVE. Os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do projeto, através do (79) 3212 8413 (NEP do Samu) ou do (79) 98815 0525 (Somese).  Ressaltando que as capacitações não são destinadas a profissionais da área da saúde. É recomendável que sejam ministradas no próprio ambiente de trabalho do solicitante e que, preferencialmente, já possua o DEA.
Em Aracaju, em espaços públicos como o Ministério Público Federal, aeroporto e os shoppings centers podem ser encontrados desfibriladores externos automáticos. No banco Sicredi, localizado no bairro jardins, 32 funcionários estão preparados para uso do aparelho e poderão realizar com êxito os primeiros procedimentos em clientes ou outros cidadãos que transitam nas proximidades, em caso de PCR. “É de grande importância, para o salvamento de inúmeras vidas, que outros desfibriladores possam ser colocados à disposição da comunidade. Assim sendo, ao adquirir o DEA a empresa estará fortalecendo a corrente de sobrevivência e passará a integrar a Rede de Assistência à Vida”, concluiu o gerente do NEP do Samu.
Fonte e fotos: saude.se.gov.br

03 Agosto 2017,
Postado por admin em Notícias