Secretaria de Estado da Saúde promove capacitação para tratamento do tabagismo

A capacitação será realizada nos turnos manhã e tarde no Palácio Museu Olímpio Campos, localizado no Centro de Aracaju nas próximas quarta e quinta-feira, 26 e 27.

Imagem ilustrativa: saude.se.gov.br

Nas próximas quarta e quinta-feira, 26 e 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover uma capacitação para abordagem e tratamento do tabagismo, destinada a médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 13 municípios sergipanos, entre eles Nossa Senhora das Dores, Pirambu e Pedrinhas.  A capacitação será realizada nos turnos manhã e tarde no Palácio Museu Olímpio Campos, localizado no Centro de Aracaju.
De acordo com Lívia Angélica da Silva, apoio técnico da Atenção Oncológica da SES, os participantes receberão instruções para que se tornem cada vez mais aptos a tratar de pacientes que recorrem às UBS com desejo de parar de fumar. “Estando inseridos nas Equipes de Saúde da Família, esses profissionais terão acesso a informações sobre a Política Nacional de Controle do Tabagismo, na perspectiva de melhor tratar da realidade nacional e estadual relacionada ao tema. Trataremos, inclusive, das estatísticas já apuradas”, antecipou Lívia Angélica.
A capacitação propiciará ainda orientações sobre o tratamento oferecido aos pacientes que desejam parar de fumar, os medicamentos usados, métodos para abordagem desses pacientes durante as sessões, análise das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos e dados sobre o protocolo para o tratamento.  Entre os palestrantes, estão a apoio técnico da Atenção Oncológica da SES; a psicóloga do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Clarissa Tenório; e a médica também do Cemar, Ana Paula Argôlo.
Dados
Com 5,4% de fumantes, a capital sergipana foi classificada como uma das cidades com menor índice de fumantes do país. O dado é da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), que reúne informações coletadas em 2016 sobre a população com idade igual ou superior a 18 anos. O dado aponta para a diminuição do índice de fumantes em Aracaju nos dois últimos anos, visto que em 2015 a prevalência de tabagistas era de 6,7%.
Através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, implantado em diversos municípios sergipanos, na década de 90, a SES realiza campanhas de conscientização, ações nas unidades de saúde e a oferta do tratamento do tabagismo. Promove também ações nas escolas e em ambientes de trabalho para proteção ao tabagismo passivo, que implica em evitar entre não fumantes a inalação da fumaça de derivados do tabaco.
A exemplo da capacitação que acontecerá em 26 e 27, a SES também realiza treinamento com profissionais de nível superior, dos diversos níveis de atenção, entre eles, médicos e enfermeiros para que haja, em seguida, o planejamento para utilização de medicamentos oferecidos pelo Ministério da Saúde para a implantação do Programa de Tratamento do Tabagismo. Sobre o Programa, Sergipe já implantou os tratamentos em combate ao tabagismo em 51 municípios e este ano ampliará para outras localidades.
Fonte: saude.se.gov.br

03 Agosto 2017,
Postado por admin em Notícias