Pesquisador de Sergipe participa de Feira Tecnológica que reúne 21 países

Um jovem pesquisador do Colégio Estadual General Calazans de Nossa Senhora das Dores, é o representante de Sergipe na 31ª Mostratec.

Foto divulgação: Projetos Finalistas da Mostratec 2016

Projeto que barateia custos para estudo de astronomia representa o estado na 31ªMostratec, em Novo Hamburgo (RS), considerado o maior evento de ciência e tecnologia da AL para jovens cientistas de ensino fundamental, médio e técnico.

Um jovem pesquisador do Colégio Estadual General Calazans, de Nossa Senhora das Dores, é o representante de Sergipe na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 de outubro de 2016. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O trabalho do aluno José Matheus Santos Gomes, sob a orientação do professor Nilson Silva Santos, se insere na área da Engenharia e tem como resultado a viabilização, a baixo custo, da produção de imagens de corpos celestes (planetas, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias, entre outros). Com a pesquisa Astrofotografia Alternativa, o projeto visa à produção de fotos espaciais de maneira mais simples e mais barata. Como resultados, foi possível capturar imagens espaciais com detalhes que não são perceptíveis ao olho humano, e com baixo investimento. As fotos podem ser usadas não somente como registros artísticos, mas como objetos de estudos astronômicos.

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Foto: cdaorion.blogspot.com.br

A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 25 e 27 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 29 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.
Fonte: Email enviado por Assessoria de Imprensa: Jornalista Adriane Costa | (51) 8484 5869 | adriane.costa@noticiaemdobro.com.br

Escritório | (51) 3035 2248 | 3035 2118 | contato@noticiaemdobro.com.br

ESCOLA E PROJETO DE SERGIPE

Colégio Estadual General Calazans – Nossa Senhora das Dores
Projeto: Astrofotografia Alternativa
Aluno: José Matheus Santos Gomes
Orientador: Nilson Silva Santos

Foto: cdaorion.blogspot.com.br

23 Abril 2017,
Postado por admin em Notícias