Cláudio Nunes: 10 Anos. Comemorar, não. Lutar, sempre

A vida continua, basta ter coragem, basta ser rebelde.


Fotos do Blog Claudio Nunes.(portal infonet)
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Alguém já disse que a maior certeza da vida é que ela é incerta e efêmera. Tudo muda, não só o tempo, pessoas surgem e desaparecem, vivem por algum tempo e morrem.  Mas historia fica, principalmente para os que marcaram suas passagens aqui na Terra.


Uma coisa é certa. Este espaço pode desagradar muita gente, pode ser criticado por muitos também, pode ser destacado por meia dúzia de leitores, mas não se perderá no vento do tempo. Alguém, quando escrever sobre o início do jornalismo na rede em Sergipe, lembrará deste espaço. Não é piegas, nem pretensão profissional: é fato.


Há dez anos, em 15 de maio de 2006, o blog foi lançado na Infonet. Detalhe: um mês antes, pela primeira vez, depois de passar por vários meios de comunicação, as portas foram fechadas numa tentativa de alijar este jornalista do processo eleitoral por conta das denúncias e análises críticas. Através de um convite do amigo e eterno repórter, Ivan Valença, foi iniciada uma parceria vitoriosa logo no primeiro ano, quando a maioria esmagadora dos meios de comunicação de Sergipe fecharam os olhos para o que ocorria nas eleições 2006.


Até hoje o blog guarda um e-mail recebido após o resultado eleitoral de 2006, nunca revelado a ninguém: “Você, pelo seu esforço pessoal, pela sua competência, pela sua credibilidade, pela sua coragem e pelo seu senso de justiça tornou-se, neste conturbado ano, o mais importante colunista da nossa imprensa. Era na sua coluna que todos nós, políticos da oposição ou cidadãos independentes, procurávamos a opinião, a informação e  os fatos escritos com independência e espírito crítico... Sempre à sua disposição, Déda, o "velho" professor.”


O blog nunca teve a intenção de ser o melhor e muito menos o dono da verdade. É apenas um espaço onde analisa um fato, principalmente político, do ponto de vista de um ser humano. Jornalistas e jornais, do mundo inteiro, tem posições  políticas claríssimas. Ser verdadeiro é uma coisa, dissimular é covardia. O fato jornalístico é indestrutível, a opinião - não!


Ninguém passa 10 anos na mídia se não tiver credibilidade, ética e procurando sempre a inovação.


O leitor deste espaço sabe que não pode e não deve absolver tudo que recebe pela mídia. Seja deste blog ou de qualquer outro meio. É preciso refletir e analisar.


Fotos do Blog Claudio Nunes.(portal infonet)
Neste momento delicado que o país passa, o blog vem recebendo algumas críticas duras, pela posição clara contra o golpe. Não teria outra opção por uma formação ideológica clara e por não aceitar que a corrupção seja combatida apenas de um lado.  O blog deseja apenas que todos corruptos saiam. E Temer é Corrupto sim!


Por isso, neste momento tenebroso, que alguns preferem se calar e ficar em cima do muro, o blog continuará como uma pequena trincheira em defesa da democracia e da liberdade. É a lição aprendida ao longo da vida e a mesma citada no e-mail acima do professor (Colégio Visão, 1980) Déda.
Como escreveu o poeta norte-americano Robert Frost: “em duas palavras posso resumir tudo que aprendi sobre a Vida. Ela Continua.“


E o blog acrescenta: ela continua, basta ter coragem, basta ser rebelde.


O Colunista Cláudio Nunes desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".


Publicação deste texto e fotos foram retiradas do Blog Claudio Nunes no Portal Infonet.


A intenção da Jornalista Delmanira Brito é simplesmente fazer uma homenagem ao Colunista, radialista e jornalista Cláudio Nunes.

20 de Maio de 2016,
Postado por Visite Dores em Delmanira no Cotidiano